No final de semana, 05, 06 e 07 de Abril, o JUMAS OLINDA realizou o III Encontro do Homem Novo, onde oito jovens se dispuseram a conhecer a Juventude Masculina de Schoenstatt (JUMAS) e de certa forma engajar-se livremente ao mesmo.

     Realizado na Ilha de Itamaracá, com a presença do nosso assessor, Pe. Pedro Cabello, quatro jovens do nosso Jumas, (Cristovão Barros, Luiz Joaquim, Luiz Augusto e Filipe Souza) e o apoio do Robson, pai de um pioneiro, que se colocou como instrumento na cozinha.

        No dia 05 (sexta-feira), nos reunirmos no Santuário Tabor da Nova Evangelização (Olinda/Recife), assim dando inicio ao encontro e fazendo uma integração entre os participantes, com músicas, dinâmica, orações e por fim nos consagremos a MTA e recebemos uma benção de envio dada pelo Pe. Pedro.

    No dia seguinte, iniciamos com uma oração entregando o dia a nossa Querida MTA e após o café da manhã, foi iniciada a parte temática do encontro. Como tema inicial “homem velho”, apresentado por Joaquim, que destacou três pontos principais do tema em questão (desdivinizado, desumanizado e o desvinculado) e dialogou sobre eles. Em seguida, Filipe, prosseguiu com o tema oposto ao inicial, Homem Novo, abordando a resposta de Schoenstatt, o Homem Divinizado, humanizado e vinculado. Explicando que estes três aspectos devem viver em harmonia. E salientou, também, a importância de sermos homens novos para atuar na sociedade, sermos resposta para as necessidades do nosso tempo. Para encerrar a manhã, o Pe. Pedro, explicou sobre a história do Jumas, de como surgiu e seus símbolos.
Começamos a tarde, com atividades na praia, onde foi de grande integração entre os membros, um futebol, um vôlei no mar. Celebramos a missa no período da noite com todos os integrantes. Logo após tivemos a vivência, que foi um grande momento de profunda reflexão e desapego do homem velho e revestir-se do novo, como um dos participantes acentuou que na vivência teve uma grande vontade de “jogar o homem velho fora”.

        No final do encontro, foram trabalhados mais dois temas, a autoeducação, coordenado por Cristovão, que acentuou que somos os verdadeiros protagonistas para nos educarmos, mas para isso acontecer de fato, temos que contar com a MTA, como nossa Mãe e Educadora, assunto abordado por Luiz, que pontuou a importância de que tenhamos Maria como educadora. Encerramos o dia com uma explicação do IGNIS/JMJ para os jovens, que já estavam inflamados pelo Fogo do Cristo Tabor, despertando interesse e entusiasmo de todos. A conclusão do encontro foi na missa em nosso santuário, onde ao término foi apresentado o novo grupo do JUMAS OLINDA a todos presentes na assembleia.

       O Ramo do JUMAS OLINDA cresce. Cada vez mais formamos protagonistas para incendiar o mundo com o FOGO do CRISTO TABOR, e sermos a geração futura, geração de respostas para o nosso tempo.

Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.