Nos dias 23 a 26 de Março de 2016, o JUMAS CURITIBA marcou mais um capítulo em sua história com a participação na XVIII Cruzada do Homem Novo. Foram 72 km de caminhada por amor ao Cristo Tabor e à Querida Mãe de Deus. Nos anos anteriores a nossa participação foi menor, entre 1 a 2 membros somente, logo, esta foi a primeira vez que nós pudemos participar, em grande número, deste evento tão importante que acontece todos os anos no nosso Regional Paraná.

Em nosso Encontro do Ramo, realizado há cerca de quinze dias atrás, foi colocado como propósito esta participação na Cruzada, onde o principal objetivo seria a entrega pelo nosso JUMAS, o fortalecimento espiritual dos membros e todas as decisões e trabalhos apostólicos propostos para este ano. Por ocasião da Quaresma, sempre o nosso JUMAS fazia a “Cruzada Quaresmal”, que é uma caminhada da Paróquia São João Batista até o Santuário Tabor Magnificat, em torno de 16 km, e agora decidimos fazer algo diferente, compartilhando esta vivência de fé juntamente com os irmãos do nosso Regional. E, através da ação da Divina Providência, estivemos ao todo em 12 participantes, lembrando os 12 apóstolos de Cristo, ou seja, realmente muito providencial tudo o que vivenciamos nestes dias.

A Cruzada iniciou na quarta-feira, com a missa e a espiritualidade de abertura; na Quinta-feira Santa, após a oração da manhã, saímos do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina, por volta das 06h10 da manhã em direção a Jataizinho (local da primeira parada) e lá chegamos às 13h. Neste trecho ainda não estávamos com os integrantes completos, mas os que já estavam caminhando, iniciaram o propósito com muita alegria, disposição e muita oração de entrega pelo nosso JUMAS. Após a espiritualidade da noite, os outros integrantes do Jumas Curitiba chegaram na cidade, logo, a equipe estava enfim completa para encarar o dia mais difícil da caminhada; na Sexta-feira Santa saímos de Jataizinho por das 05h10 da manhã, chegando no destino, Uraí, por volta das 13h45. Foi muito gratificante estar ao lado dos seus irmãos de ramo, que estavam muito felizes e empolgados a dar o seu melhor por este grande capital de graças. Todos estavam cansados, mas, no caminho, mesmo com chuva, todos incentivavam um ao outro, em cada palavra, em cada oração juntos e também através do clima descontraído, representando toda a amizade e vinculação que temos. Às 19h houve a Solene Ação Litúrgica e por volta das 21h a vivência, com a via-sacra; no Sábado Santo, terceiro e último dia da Cruzada, saímos de Uraí às 08h chegando ao Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio, perto das 13h30. A chegada à cidade procopense foi muito marcante, com muita festa, fogos de artifício e a recepção calorosa dos moradores e também dos membros da Família de Schoenstatt de Cornélio que aguardavam a chegada de todos os, aproximadamente, 170 guerreiros que abraçaram esta causa. Com o olhar voltado ao nosso JUMAS CURITIBA, pudemos perceber a emoção de cumprir esta caminhada, entregando todos os nossos medos, angústias e tudo, de coração, a Jesus Cristo! Ao chegarmos, próximo ao Santuário, demos o último grito e todos subiram correndo para agradecer à Mãe de Deus pelos frutos deste grande ato de fé e amor. Após o tradicional, e festivo, Franz Reinisch, todos tiraram a foto oficial da Cruzada em frente ao Santuário.

Como Jumas Curitiba nos abraçamos e entramos no Santuário para fazer a nossa oração como agradecimento a todos que participaram desta caminhada, colocando em intenção as nossas famílias e por cada um que não pode estar presente conosco neste momento de graças. Rezamos três confios e tiramos a foto oficial do ramo. Às 18h30 tivemos a Missa do Fogo Novo e ao final, encerrando com o Franz Reinisch e o canto do Magnificat, em comunhão com toda a Juventude presente, celebrando a Páscoa do Senhor.

Agradecemos a todos que nos acolheram bem nestes dias, aos que nos motivaram e principalmente a Deus e a MTA por todas as graças colhidas para nossas vidas. Que possamos colocar em prática, ainda mais forte, em nosso ramo toda esta experiência, de estarmos cientes que, mesmo nos momentos difíceis, de pedras, renúncias, suor, sacrifício, devemos possuir forças em continuar a missão, pois todo aquele que teme a Deus deve confiar, acreditar sempre! Que o JUMAS CURITIBA busque, com muito espírito missionário, a santidade diária, para que juntos vençamos as batalhas de cada dia e a conquista de novos, e fieis, membros, dispostos a fazer a diferença na sociedade em que vivemos! VIVA CRISTO, VIVA MARIA, VIVA SCHOENSTATT, VIVA O JUMAS!

“Herdeiros da Missão, Batalhando na Misericórdia!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor