Só quem foi pode descrever! Há certas coisas que acontecem no coração e que as palavras dificilmente conseguem expressar! Assim foi o Encontro Nacional do Jubileu de Ouro do Jumas-Brasil. Uma experiência única e indescritível de integração nacional, espiritualidade e consciência de missão.

A fundação do Jumas no Brasil se remonta ao ano de 1956, quando 29 jovens gaúchos selaram, no dia 8 de julho, pela primeira vez no nosso país, no Santuário Tabor de Santa Maria, a Aliança de Amor com a MTA, confiando a Ela suas vidas e o futuro do Movimento, praticamente proibido naquela época. Para celebrar esses 50 anos de história, o Jumas do norte ao sul do país se reuniu para comemorar e reconquistar, com grande satisfação e orgulho, essa história repleta de vida e de heróis.

Um ano de preparação. Foi o tempo que a comissão organizadora do Encontro Nacional teve para os preparativos de uma comemoraçao à altura dessa data tão importante. Contando com a presença de mais de 150 jovens, vindos desde Pernambuco até o Rio Grande do Sul, o evento, que aconteceu dos dias 1 a 5 de novembro, na cidade de Londrina-PR, teve como principais objetivos: o resgate da história do Jumas em cada regional do Brasil e no mundo; o início da busca do ideal nacional do Jumas e a projeção de metas futuras para os próximos anos.

Em um clima muito agradável e criativo, através apresentações, vídeos, teatros, oficianas e vivências, o encontro aconteceu em um clima de muito entusiasmo e alegria. Foram, sem dúvida, dias de muito aprendizado e crescimento espiritual, em que todos os membros da juventude aí presentes, puderam experimentar o que significa ser “um só coração” unido pela mesma causa, pelo mesmo ideal.

A exemplo do que aconteceu em 1956, o encontro concluiu com dois gestos muito significativos: um presente para a Mãe e uma carta para o Pai Fundador. O presente desta vez foi um cálice (há 50 anos tinha sido uma patena). E a carta, que será enviada a Schoenstatt, coloca nas mãos do nosso Pai os resultados e decisões tomadas no encontro.

A Maria, a grande responsável por esta história, e ao nosso Pai Fundador, de quem nos sentimos filhos e herdeiros, vai o nosso agradecimento por esta vivência que ficará marcada para sempre na história do Jumas-Brasil. Estamos felizes e orgulhosos por termos sido escolhidos para escrever esta página tão importante da nossa história, e diante deles renovamos nosso compromisso e fidelidade.

]]>

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.