Representantes da Juventude Masculina de todo o Brasil estiveram presentes em seu IX Fórum Nacional. O evento foi no Santuário de Schoenstatt Puer et Pater, em Itaara-RS, e reuniu em torno de 80 jovens, acompanhados pelos seus assessores: Pe. Afonso Wosny, Pe. Clodoaldo Kamimura, Pe. Ailton Brito, Pe. Julio Rodrigues e Ir. Manfred Worlitschek, além dos seminaristas Gabriel Oberle e Filipe Araujo.

O objetivo do fórum é refletir e decidir sobre os rumos e aspirações da juventude durante o próximo ano. Os jovens são protagonistas e autônomos em todas as discussões, que tinham a representatividade dos líderes de ramo, das secretarias regionais e nacional com poder de voto nas plenárias. No primeiro dia os rapazes tiveram a oportunidade de conhecer a casa e o túmulo de João Luiz Pozzobon. Um dos grandes heróis de Schoenstatt, alguém que foi fundamental para a expansão do movimento no Brasil e no mundo.

Inspirados pelo protagonismo de Pozzobon, os jovens fizeram um trabalho de grupos para refletir e propor ações para os seis temas levados pelos regionais: Paternidade, Ano Kentenich, Estilo de Vida, Missão Cristo Tabor, projeto “Mudo o mundo” e formação contínua de dirigentes.

Os líderes e dirigentes do Jumas Brasil também redigiram uma carta para o Sínodo dos Bispos sobre a juventude falando um pouco sobre sua identidade, seus anseios e preocupações. Outra importante conquista do fórum foi a descoberta em conjunto, sob a luz do espírito santo, de um novo lema que será a aspiração da juventude a partir de agora: “Como Kentenich, portadores de Cristo”.

Na Missa de encerramento do fórum houve a troca de símbolos e mudanças nas secretarias. O Regional Paraná, recebeu a Coroa pelas mãos do seu novo secretário: Gabriel Moraes. O novo secretário do regional sudeste será Daniel Ceccon e para lá vai a Peregrina Heroica.  O Sul recebeu o cálice e manteve Gustavo Marconato na secretaria. Para o nordeste seguiu a Patena e lá a decisão sobre secretaria será feita posteriormente. Paulo Zambolin e Nikolas Garcia sucedem Robson Prado e Lucas Siduoski na secretaria nacional.

Sobre o Autor