Nos dias 23, 30 de Junho e  07 de Julho, o Jumas de São Bernardo do Campo realizou o seu Fórum 2012, com o intuito de discutir os próximos passos tendo em mente os desafios que surgirão, para que assim os Líderes possam conduzir a Juventude nestes novos tempos.

As discussões foram baseadas na ferramenta de gestão conhecida como Matriz FOFA (SWOT), que tem como objetivo analisar os pontos fortes e fracos em âmbito interno, oportunidades e ameaças em âmbito externo. Esses pontos foram pensados por todos os grupos, antes do início dos debates que consequentemente surgiriam após essas reflexões. Mesmo tendo grupos que ainda não haviam participado de um Fórum anteriormente, em nenhum momento se perdeu em função disso.

O primeiro dia de fórum foi a apresentação das discussões dos grupos em função da Análise FOFA. A continuação foi no sábado seguinte trazendo como pergunta central “o que o Jumas quer discutir (decidir)?“, segundo os pontos apresentados no primeiro dia. No terceiro e último dia do Fórum do Jumas SBC, houve a apresentação das propostas práticas de cada grupo para que a Juventude analisasse, e caso entedesse como viável, decidisse democraticamente por aquilo.

Através de discussões com estas, cada integrante da Juventude se torna co-responsável por aquilo que está por vir, afinal, a voz de todos tem importância nesse tipo de reflexão, se faz fundamental o pensamento de cada um presente ali. A Juventude como um todo tem esse poder de direcionar, mas a função de conduzir um grupo como o Jumas não é mais fácil em razão disso, não!

Além de toda a importância desse tipo de discussão, há algo que talvez poucos notam: A juventude se torna cada vez mais forte com atividades como esta! Opiniões diferentes trazem uma riqueza sem igual para o Fórum, mas também para a Vinculação! São ideias que são questionadas, projetadas, construidas com o mesmo objetivo: ser ao fim “Fogo do Cristo Tabor”. E neste espírito, a Unidade se faz presente na diversidade!!

 

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.