Durante os dias 1, 2, 3 de Abril, ocorreu a Escola de Dirigentes do Regional Sudeste. Foi feita na Casa Padre Kentenich, perto do Santuário do Jaraguá, em São Paulo. Participaram 25 rapazes de várias cidades: Araraquara, Atibaia, Brasília, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Cerquilho, Jaraguá, Niterói e São Bernardo do Campo.

Receberam não só formação teórica, mas também uma grande bagagem espiritual, ensinando-os a não ser um simples líder, mas a ser um Pai e Filho (Puer et Pater): ao escutar e falar, aprender e a ensinar, aconselhar e a ser aconselhado.

Alguns dos temas tratados foram: conduzindo uma boa oração; “ser” e “mística” de um dirigente; dimensões importantes de um grupo; o educador auto-educado e os meios ascéticos; mística e materiais de Pioneiros e Aliados; exercício prático com os materiais; orientações psicológicas para acompanhar crianças e adolescentes; testemunho, entre outros temas e dúvidas tratados. Muita coisa! Mas é preciso muito para ser um bom dirigente.

No Sábado à noite, tiveram uma “missa-vivência” no Santuário, marcada pelo “Puer et Pater” na figura de nosso Pai Fundador. Aqui, cada um pode escrever ao Pe. Kentenich quais aspectos necessita crescer em sua paternidade para ser um bom dirigente.

Já no Domingo, houve o encontro com o Jumas Jaraguá na missa do Ramo. Depois disso, foi a vez de escutar a psicóloga Solange, que deu dicas de como agir em determinadas situações com os meninos. Foi um papo interessante e cheio de perguntas, por isso foi dado mais tempo depois do almoço. Obrigado Solange! Também agradecemos ao Tiago, que deu seu testemunho do tempo que foi dirigente em Caieiras.

Finalizamos a Escola no Santuário, fazendo uma oração de envio apostólico. Foi aqui que aconteceu algo inédito nas Escolas: uma Aliança de Amor. Tudo aconteceu assim: o Guilherme participa da Liga dos Homens em Brasília, mesmo tendo 19 anos, porque lá ainda não existe o Jumas. Seu grupo iria selar a A.A. na mesma tarde, mas o Guilherme optou por selar sua Aliança aqui, após uma conversa com o Padre Alexandre. Foi assim que ele trocou seu coração com a Mãe de Deus e Ela se mostrou fiel a sua preparação. Selou sua Aliança no mesmo horário que seu grupo em Brasília.

E como tudo terminou? Em volta da Pira de Engling, cantando o Hino de Franz Reinisch e dando o grito do Jumas e dos Pioneiros. Tudo com muita alegria e o coração contente pelo vivido.

Aproveitamos este espaço para agradecer também a Maria Leal, Edna André, Telma Segura e Sergio André que nos ajudaram com a preparação das refeições. Também ao Sérgio, assessor local de São Bernardo do Campo que nos falou sobre o “ser” do Dirigente. E ao Pe. Alexandre Awi e os seminaristas Julio Fabiano e Tito pela preparação do encontro e a formação de Pioneiros e Aliados. E a todos os participantes da Escola de Dirigentes, nosso muito obrigado!

Desta escola todos a saíram com a missão de inflamar suas cidades com o Fogo do Cristo Tabor. Vale a pena ser um dirigente!

“VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR”.

Rafael , Marcelo , Renan , Lucas e Carlos (Aliados – Jaraguá)

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.