“A Igreja precisa de vós, como jovens” (Papa Bento XVI). Atendendo a este chamado de nosso Papa, diversos movimentos de jovens se reuniram nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro na Mariápolis Ginetta, próxima a Vargem Grande Paulista/SP no I Encontro Nacional de Movimentos Juvenis.

Além de representantes de movimentos como Schoenstatt, Renovação Carismática Católica, Focolares, Milícia da Imaculada, Salesianos, Regnum Christi, entre outros, as pastorais de Juventude e novas comunidades, como a Canção Nova, enviaram seus representantes nacionais para se reunirem e debater a evangelização dos jovens no Brasil. Participaram cerca de 300 jovens de 24 movimentos, pastorais e novas comunidades. Apesar da grande variedade de carismas, o encontro se caracterizou pela unidade. Diversos membros de um só corpo, como disse o apóstolo Paulo.

O encontro foi uma iniciativa do Setor Juventude Nacional, criado pela CNBB para articular as diversas iniciativas de evangelização da juventude. Através deste, os bispos do Brasil buscam auxiliar os jovens católicos em sua missão de evangelizar os outros jovens, pois todos movimentos têm o mesmo objetivo, mas formas distintas de realizá-lo. Sem organização os esforços se perdem, ao invés de colaborarem pela mesma causa.

Os bispos referenciais do Setor Juventude, Dom Eduardo e Dom Atilio, realizaram palestras sobre o documento 85 da CNBB, que trata das diretrizes da evangelização da juventude brasileira. Também foi realizado debates sobre formas de tornar o Setor Juventude mais efetivo. Dentro desta perspectiva foi lançado durante o encontro o site do Setor Juventude: www.jovensconectados.org.br. Por meio dele todos os movimentos e pastorais jovens têm agora um local de encontro e de divulgação de suas atividades.

Depois de um dia extenso de debates, a banda Rosa de Saron realizou uma apresentação aos participantes do encontro que foi transmitido pela twitcam e se tornou o toptwit-Brasil.

No último dia foi realizada uma vídeo conferência com jovens de Madrid que estão envolvidas na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do ano que vem e também foi anunciado que a Jornada seguinte será no Brasil em 2013. O encontro pode ser considerado o início da preparação da JMJ Brasil, pois a CNBB deseja que todos os movimentos e pastorais jovens colaborem na organização desse evento.

O encontro Nacional de Movimentos Juvenis é histórico. Pois pela primeira vez no Brasil se reuniram movimentos juvenis, pastorais jovens e novas comunidades para se unirem pela evangelização dos jovens. Somente juntos poderemos realizar essa missão que nos foi dada pelo papa Bento XVI: “sede os apóstolos dos jovens!” E assim lutar contra todas as formas de extermínio da juventude que estão destruindo a vida de inúmeros jovens em nosso país.”

Secretaria Nacional

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.