Nos dias 2 e 3 de dezembro, os líderes de ramo do JUMAS do Regional Paraná se reuniram em Londrina para avaliar ano que se passou e para obter metas para o próximo ano.
O Encontro se iniciou pela tarde com uma oração feita pelo Padre Assessor do JUMAS PARANÁ, Pe. Júlio Fabiano na Capela da Casa do Jumas, onde aconteceu o encontro. Logo após, os Líderes se reuniram para comentar as decisões do Fórum Nacional, realizado em setembro, e quais atitudes por parte dos Líderes já haviam sido tomadas para por em prática. O objetivo desse Encontro foi focalizar o Jumas no Regional como um todo, através do método: Ver, Julgar e Agir. Logo após uma amostra de dados brutos para saber quantos são e o que fazem, analisaram a realidade a fim de traçar um planejamento estratégico para os próximos anos. Através da matriz de análise SWOT (FOFA em português: Fortalezas/Fraquezas-Oportunidades/Ameaças), descobriram elementos em comum e conversaram muito: a discussão levou o resto do dia. Como oração da noite, foram ao Santuário Tabor Esmagadora da Serpente para um momento de espiritualidade que também serviu para descobrir a missão e as tarefas de líder de ramo e terminou com a adoração.
Domingo levantaram cedo para celebrar a Santa Missa e depois, a partir da avaliação FOFA, encontrar objetos, elementos comuns, para o Regional para os próximos anos. A parte da tarde ficou para ser traçados junto ao padre assessor eventos e objetivos cidade por cidade. O Encontro se encerrou por volta das 17h com muito entusiasmo para o ano que vem se aproximando, e com muita unidade entre os Líderes.

 

Abaixo, o documento final do Encontro:

Encontro Regional de Líderes – Regional Paraná 02-03/12 de 2017

(Fernando – Ibiporã / Renatinho – Londrina / Gabriel Figueiredo – Maringá / Leo Cicarelli – Cornélio / Maycol e Lucas – Guarapuava / Guilherme e Lucas – Itambaracá / Dunga – Santa Cruz RP / João Marcos – Jacarezinho / Gabriel – S.S. da Amoreira / Gabriel Moraes – Secretário Regional / Filipe / Pe. Júlio)

Depois de olhar o nosso regional “do alto”, com informações macros das cidades, e depois de fazer um trabalho de análise da realidade do Jumas Paraná através da matriz de análise do SWOT (FOFA), fizemos um planejamento estratégico do Regional para os próximos anos, definindo objetivos, descobrindo elementos comuns e formulando uma frase para nos orientar daqui por diante:

“Cultivando a unidade e o fogo, ser protagonistas para formar novas gerações de dirigentes e líderes!”
Este é nosso objetivo geral! Como Jumas Paraná, reconhecemos a riqueza de participar das atividades regionais, porque saímos delas com um Fogo renovado que fortalece nossas cidades. Ao mesmo tempo, reconhecemos a necessidade de trocar experiência entre as cidades, formando atividades sub-regionais, com troca de informações e apoio mútuo.
Sabemos que nossas debilidades devem ser transformadas, no Fogo de Cristo, em fortalezas (como disse São Paulo: “quando sou fraco, então sou forte” II Cor 12,10), por isso reconhecemos que é sendo protagonistas nos ramos, fomentando a autonomia, com iniciativas e proatividade, que não só superamos a dificuldade de um só assessor para 13 cidades, senão que fazemos o Jumas crescer em qualidade e número, fortalecendo as lideranças locais.
Reconhecemos a necessidade de formar os líderes e dirigentes não só em escolas de dirigentes, mas também acompanhando o desenvolvimento, as perguntas e necessidades que surgem pelo caminho. Por isso, queremos encontrar meios de fomentar o acompanhamento e a ajuda mútua entre os dirigentes. Assim, com audácia e responsabilidade, não ficaremos de braços cruzados esperando, mas formaremos novas gerações de líderes e dirigentes para um Jumas forte e inflamado como o Fogo!

Sobre o Autor