Durante os dias 20 e 21 de setembro, ocorreu no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova, o Encontro de Ramo anual da Juventude Masculina de Schoenstatt de Poços de Caldas.

De forma providencial, nesta edição, além da presença de nosso assessor regional Pe. Alexandre Awi, do seminarista dos padres de Schoenstatt Deilton de Sousa, e do Henrique (Kiko) do Jumas Caieiras, tivemos a presença do William Pedroso e do Wellison Machado, membros do recém-nascido Jumas São Sebastião do Paraíso, que vieram participar do encontro com o objetivo de se vincular e aprender com a nossa juventude. A saída ocorreu às 8h, na Basílica de Nossa Senhora da Saúde, e por volta das 9h, houve a concentração dos participantes do encontro no Santuário, onde houve uma rápida oração de envio.

Com o objetivo de vincular e fazer uma análise do Jumas Poços durante o ano de 2012, foi feita uma partilha de experiências dos Grupos de Vida, e logo em seguida uma mesa redonda sobre a Geração Missionária, ministrada pelo Jonathan Oliveira (vice-líder de ramo).

No inicio da tarde, os meninos puderam se divertir com a Dinâmica: “Nos passos da cruzada”, onde eles tiveram a oportunidade de serem os próprios peões de um jogo de tabuleiro no melhor estilo Schoenstatt. Mais tarde foi realizada uma pequena formação sobre o FOFA (até então desconhecido pela maioria dos membros do ramo), ministrada pelo Deilton, e que teve grande importância na auto-avaliação que o ramo fez sobre seus pontos negativos e positivos durante o ano que está se passando.

Mais uma vez de forma providencial, a noite que estava por vir, começou com uma bela celebração de aliança de amor. Porém, com as mais sutis pinceladas da ironia de Deus, nessa celebração foram seladas as alianças de amor das meninas do grupo Totus Tuus, pertencente à Juventude Feminina de Schoenstatt de Poços de Caldas. A celebração presidida pelo Pe. Alexandre no melhor estilo Jufem, contou com todos os Jumas do encontro além do Romas Souza, do Jumas Jaraguá.

Já noite a dentro, se iniciou a Vivência do Cálice, englobada no espírito do ideal pessoal de Mário Hiriart: “Como Maria – Cálice Vivo- portador eterno da mensagem de Cristo.”, que serviu como introdução para o clímax da noite: A Vigília do Fogo. Dividida em pequenos grupos revesantes, a vigília teve o objetivo de recarregar a chama e o protagonismo de cada Jumas ali, e contou com uma pira acesa durante toda a noite, o que só foi possível graças ao heroísmo dos Jumas em adoração.

Com a alvorada, foi feita a oração da manhã que marcou o fim da vigília, e logo após o café da manhã, foi realizada uma reunião de motivação para a JMJ/IGNIS, e antes do almoço, foram feitas as projeções para o importante e agitado ano de 2013.

O encontro foi concluído com a celebração da Santa Missa da juventude, às 3h, mais uma vez presidida pelo Pe. Alexandre. Com o esforço de todos os envolvidos, esse encontro de ramo seus alcançou os objetivos de incendiar os corações de nossa Juventude Masculina, recarregando suas energias para o apostolado, e os norteando para mais uma etapa de suas jornada como Apóstolos da Mater, em um mundo onde as pedras fazem parte do chão. Por tudo isso, queremos agradecer a todos os envolvidos em tudo isso: Aos nossos líderes, incansáveis em sua missão e conscientes de seu importante papel; ao Pe. Alexandre e ao Deilton, que investem seu precioso tempo nessa juventude que dá tantos frutos à MTA; e a todos que ajudaram direta ou indiretamente, a partir de ações e orações, no planejamento do encontro.

“Recebi a palavra de Javé que me dizia: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. Mas eu respondi: “Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. Javé, porém, me disse: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a que eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo – oráculo de Javé.” – Jeremias 1,4-10

 

 

João Batista de Oliveira

       

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.