Todos os anos padres e seminaristas da comunidade dos padres de Schoenstatt do Brasil se reúnem para realizar o encontro anual da comunidade, que nesse ano aconteceu entre os dias 23 de janeiro e 02 de fevereiro, à sombra do santuário Sião do Jaraguá. A ideia do encontro é poder revisar e projetar os trabalhos que a comunidade realiza com a família de Schoenstatt de todo Brasil. Além disso, é um tempo de reencontro dos padres e seminaristas, já que muitos vivem em lugares diferentes e não têm a oportunidade de se encontrarem durante o ano.

O encontro foi marcado pela consciência de que estamos vivendo um tempo de Travessia. Onde o superior da região brasileira dos padres de Schoenstatt, Pe. José Fernando, convidou todos os membros da comunidade a viver esse ano prestando atenção especialmente no caminho. Sem perder de vista que caminham juntos como irmãos e com toda a família de Schoesntatt. Nesse mesmo espírito o encontro foi divido em três etapas, a primeira consistia em olhar a nossa vocação e partilhar as experiências pessoais do último ano. Na segunda etapa dirigiram o olhar à comunidade como um todo, onde puderam analisar como estava o Instituto dos padres de Schoenstatt no Brasil em relação aos trabalhos apostólicos e objetivos traçados alguns anos atrás. Para isso foram convidados alguns leigos que tinham certa vinculação com os Padres de Schoenstatt, em uma conversa muito familiar, eles puderam dizer aos padres e seminaristas como viam a comunidade e quais eram as suas expectativas em relação ao trabalho apostólico da mesma. A terceira etapa do encontro consistia na projeção da comunidade para o ano de 2017. Nesse momento os padres e seminaristas revisaram as suas estratégias e prioridades no Brasil.

Outra coisa que marcou os dias do encontro dos Padres de Schoenstatt foram as visitas que fizeram a alguns ramos da nossa família de Schoenstatt. Na primeira foram ao encontro dos terço dos homens, na paróquia Santo Antônio em Caieiras. O segundo encontro aconteceu no santuário Sião do Jaraguá, onde os padres e seminaristas receberam alguns membros da juventude Masculina de Schoenstatt do regional sudeste e juntos fizeram uma cantata para Maria. (http://www.jumasbrasil.com.br/geral/cantata-padres-de-schoenstatt-e-jumas-sudeste). O terceiro encontro aconteceu no Santuário da Vila Mariana com a obra de famílias dessa região, ali os padres celebram uma missa e logo após houve uma partilha familiar.

Ao final do encontro anual, os padres e seminaristas formularam um lema que vão motivá-los durante o ano de 2017. Sião em Travessia, com Maria, acompanha teu Irmão. Esta pequena frase esconde o espirito de Travessia que vive os padres de Schoenstatt, o vínculo especial com a Mãe de Deus nesse ano que celebramos o ano Mariano e o desejo de seguir caminhando como irmãos juntos com a família de Schoenstatt do Brasil.

Maike Andrade – Seminarista Instituto Secular Padres de Schoenstatt

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web