Queridos jovens do Jumas Brasil!

 No dia 28 de agosto abriram as inscrições para a JMJ Rio 2013. Muitas perguntas surgem a respeito de como o Jumas vai se inscrever e como será o IGNIS, nosso encontro internacional antes da JMJ. Por isso escrevemos a você para deixar algumas informações.

 O que foi feito até agora para o encontro internacional do Jumas no Rio em 2013?

Desde outubro do ano passado, alguns integrantes do Jumas Brasil, unidos aos assessores, têm trabalhado pela JMJ e pelo encontro internacional. Em dezembro foram feitas perguntas aos assessores de diversos países pedindo opiniões e desde março há reuniões semanais para tratar de todos os detalhes. O local e a programação já estão definidos, tal como mostraremos abaixo.

 Como chegamos ao nome IGNIS…

Em clara continuidade à rica experiência do Unanimiter (Madri 2011), motivados pelo espírito da Geração Missionária (GM / Cruzada 2014) e depois de uma ampla votação (em 4 idiomas), por pouco mais de um mês no site do Jumas Brasil, elegemos o nome do encontro: IGNIS (49% contra 40% de MissionáriRio e 11% de Missio).

 É verdade que vamos missionar durante o IGNIS?

Como o Jumas vive uma corrente missionária, a qual chamamos de “Geração Missionária”, surgiu a ideia de – durante o “Ano da Missão” (dentro do triênio rumo a 2014) – realizar uma missão nas principais praias do Rio e provavelmente em alguma favela perto delas. No domingo anterior à JMJ vamos conversar com as pessoas da cidade para esse evento entregando folhetos, transmitindo vida, alegria e nossa fé. A missão vai ser concluída com uma missa e um show na praia.

 Tudo isso não é perigoso? Como anda a segurança pública no Rio?

As Forças Armadas e as Polícias estarão massivamente concentradas no Rio durante a JMJ. Fala-se de mais de 400.00 homens. Há algum tempo o Estado começou a pacificar as favelas construindo UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras), que têm dado bons resultados, assim como a própria comunidade tem contribuído para a melhoria das suas favelas nesta nova época. Os lugares onde vai acontecer a JMJ e o IGNIS não são perigosos e contam com presença policial, mas como em todos os lugares devemos ficar atentos.

 Qual o espírito e a programação do encontro?

Nossa corrente de vida principal é o espírito da “Geração Missionária” que queremos cultivar e transmitir, à luz da vivência do Unanimiter 2011 e como forma de preparação imediata do Jumas Internacional para a refundação de Schoenstatt e do Centenário da Aliança (e também do Jumas) em 2014. Ainda que muitos detalhes necessitem ainda de definições, em linhas gerais o IGNIS terá a seguinte programação:

Vamos fazer algo em comum com a Juventude Feminina?

Sim. Na quarta-feira, 24/07, até o fim da tarde teremos um “Festival Mariano”, organizado pelas Juventudes de Schoenstatt e aberto a todos os participantes da JMJ. Provavelmente acontecerá no ginásio Maracanãzinho, que comporta mais de 10 mil pessoas. A intenção é que todos participantes do IGNIS e do COR UNUM (encontro da Jufem) participem juntos desse encontro. Além disso, durante a JMJ a Jufem também se alojará em Niterói.

 Como as inscrições serão feitas?

As informações gerais estão no site da JMJ, mas pedimos que NÃO INSCREVAM ainda seus grupos. As inscrições não são feitas individualmente, mas sim em grupos de até 50 pessoas. Entretanto, para participar do IGNIS (e permanecer no mesmo lugar durante a JMJ) necessitamos que todos se inscrevam com um código que nós daremos para que os schoenstatteanos fiquemos juntos no mesmo lugar de hospedagem. A respeito disso pedimos que tenham paciência e aguardem nossas instruções. Mas é MUITO IMPORTANTE FORMAR O GRUPO DE PEREGRINOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Para mais informações a respeito das inscrições da JMJ veja: http://www.rio2013.com/pt/inscricao

 Quando os grupos devem estar formados? Quando devem enviar as inscrições?

Este é o tema mais delicado. Pedimos que façam uma PRÉ INSCRIÇÃO AO IGNIS ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO NO FÓRUM NACIONAL. Enviamos a FICHA DE INSCRIÇÃO para os seus respectivos assessores e secretários. Se você ainda não a rececebeu converse com os mesmos. Assim, podemos nos inscrever todos de uma vez só. Só assim conseguiremos um bom lugar para a vigília com o Papa estando juntos, ainda que não seja certo isso. Mais adiante iremos informando a vocês. Conversem com seus assessores para esclarecer algumas dúvidas também.

 Quanto vai custar a inscrição da JMJ e do IGNIS?

IGNIS terá um preço único de R$150,00. A forma de pagamento será feita por cada regional e aos poucos divulgaremos junto aos assessores. Para os custos da JMJ pedimos que considerem o pacote tipo A1, que compreende a semana completa incluindo alojamento, alimentação, seguro, transporte e material de peregrino. Vamos ser um grupo com muitos subgrupos, mas todos necessitam estar no mesmo pacote (alguns países podem ser mais baratos pela distância ou condição financeira). Se conseguirmos que todos fiquem em alojamento próprio informaremos para que comprem o pacote “tipo A2”. Até 31 de janeiro (desconto de 5%) os pacotes custam R$577,60. Nossa intenção é inscrever todos os schoenstatteanos até 31/01. Então vamos nos mobilizar e organizar os grupos!

 

Estamos à disposição para o que precisarem. Acompanhe-nos no site do Jumas Brasil e no link para o IGNIS.

 

VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR!

 

Comissão Organizadora IGNIS 2013                   

Otávio Cezarini: ota_cez@hotmail.com

Deilton Souza: decoelhosbc@yahoo.com.br

Maike Nonicio: maike_nonicio@hotmail.com

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.