O dia 18 por si só já é uma data marcante para a Família de Schoenstatt, momento de renovar nossa Aliança de Amor, de nos unir novamente aos primeiros. Festejar o dia 18 no Campo de Marte, recebendo a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude junto com milhares de jovens e, principalmente, com os jovens de SCHOENSTATT: não tem preço.

Vindos de São Paulo, Atibaia, Bragança Paulista, Caieiras, Poços de Caldas, Curitiba, Santa Maria…..cada um de um lugar e espalhados pelo Campo de Marte. Mas bastou levantar as bandeiras de Schoenstatt e soltar a voz com o famoso “Viva Schoenstatt” ou “Schoenstatt está passando por aqui…..” e o grupo foi se juntando, ganhando força e voz em meio a multidão. A maioria chegou cedo, ficando em média dez horas de pé se contado da chegada ao final do evento, o sacrifício porém valeu a pena. Serão lembranças inesquecíveis para uma juventude que faz história, que marca a geração JMJ Brasil.

A programação teve início às nove da manhã e seguiu até às nove da noite. Durante o dia as atrações se revezavam entre os diversos cantores católicos chamados para o evento, o que agradou muito aos jovens. Destaque para a presença do Pe. Fábio de Melo, da cantora Adriana, banda Rosa de Saron, Beatrix, Cantores de Deus, Vida Reluz, Banda Dom, entre muitos outros.
Além de música, a espera pela Cruz e pelo Ícone foi marcada pela alegria e disposição. A juventude fez bonito e mostrou porque realmente Botamos Fé na Jornada do Rio. O número de voluntários chamou a atenção, alegres desde a acolhida, ajudaram a todos com serviços de necessidade básica como a distribuição de água para amenizar calor ou ajuda aos que passavam mal devido ao tempo quente e o longo tempo de espera. Outro motivo de comemoração para Schoenstatt foi ver a Juventude de São Paulo – Jaraguá marcando presença entre o grupo de voluntários.

Foto por Tito Parizotto

A juventude ainda pode ouvir algumas palavras do Cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro. Ao se dirigirem a juventude eles reforçaram a ideia de que os jovens devem redescobrir o seu primeiro amor: o amor a Cristo, abraçar a cruz e não ter vergonha de ser de Cristo. A juventude foi chamada a levar Cristo e Maria ao mundo. Receber a Cruz e o Ícone significa abraçar essa missão.
Inflamados neste espírito os jovens aguardaram até o momento da missa, em que a Cruz e o Ícone finalmente entraram pelo corredor central. Foi um momento de muita emoção e de alegria, que ficará registrado na memória de todos os presentes.

 

A Cruz e o Ícone seguem peregrinando agora por todo país. A programação oficial pode ser vista através do site Jovens Conectados. Na Diocese de Bragança Paulista eles chegam no dia 10 de outubro na Catedral, em Bragança. A Juventude de Schoenstatt já está se organizando para marcar presença!! O maior presente: a Juventude de Atibaia foi convidada para cantar na missa!!! (uhulll!!!)
Durante o evento também foi inaugurado o site da JMJ 2013: http://www.rio2013.com/. Não deixem de conferir!!!
Para finalizar o dia nada como puxar o “Hino de Franz Reinisch” , soltar o” grito de guerra” da Juventude Apostólica de Schoenstatt e aguardar ansiosamente pela chegada da Cruz e do Ícone nas dioceses.
Todos que estiveram no Campo de Marte partiram com o espírito renovado, botando fé na juventude, botando fé em 2013 e com uma certeza: a Igreja é viva, a Igreja é JOVEM.
E claro: VIVA SCHOENSTATT!!! Mais do que nunca mostrando seu rosto para Igreja.

 

Jaqueline Montoya – Juventude Feminina de Schoenstatt de Atibaia

Schoenstatt no Boté Fé!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.