“Ser JUMAS é conquistar a aliança com a Mater a partir do fogo e do heroísmo diário”. Por isso neste ultimo final de semana (9 e10 de junho) aconteceu o Retiro da aliança do grupo de aliados do Thiago Inácio, juntamente com o acampamento de conquista do anel dos pioneiros Guerreiros de Maria dirigidos pelo Luis Felipe.

O encontro teve inicio no sábado, às 10 da manhã no santuário Fonte de Vida Nova, que além dos aliados e dos pioneiros, contou com a presença do assessor do regional Sudeste, Pe. Alexandre Awi, e pela equipe organizadora, que auxiliou o encontro do começo ao fim.

Após o almoço, houve um grande momento de interação e descontração entre os dois grupos, com a gincana Pioneiros Vs. Aliados.

No final da tarde, mais um momento de interação, porém agora por intermédio da oração, aconteceu entre os grupos: O terço do herói, em frente ao santuário. No qual, em cada mistério foi meditado um cenário onde todo JUMAS deve agir heroicamente.

Após o jantar, se iniciou uma longa noite para ambos os grupos. Foi a vez dos aliados se focarem realmente ao retiro, renovando heroicamente as promessas do batismo. Para os pioneiros, era hora da temida prova de fogo, e para finalizar aquela noite heroica, foi feita a Tribuna de Honra, na presença do Pe. Alexandre, do Luis Felipe e do Otávio Henrique (líder do ramo).

No domingo de manhã, após o café, houve a oração matutina no santuário com a introdução da Lectio Divina (leitura orante da bíblia). Logo após, os Guerreiros de Maria partiram em uma caminhada heroica pelos arredores do santuário com muita cantoria e animação. Em contrapartida, todo o domingo dos aliados foi marcado pelo silêncio, nos momento em que rezaram, se confessaram, e escreveram filialmente a oração da aliança.

Durante a tarde, os pioneiros tiveram um ultimo momento de lazer, e mais tarde começaram os preparativos para o clímax do encontro: A santa missa.

A santa missa aconteceu às 17h30min, com a participação de amigos e familiares dos aliados e pioneiros, da juventude de shoenstatt de Poços, e do Adriano Dias, do JUMAS Jaraguá.

Marcada mais uma vez pelo heroísmo de todos, a missa celebrada no gélido lado externo do santuário, dividiu-se em duas partes: A conquista do anel pelos pioneiro no meio da celebração, e a Aliança de Amor feita pelo Rafael, pelo Bruno, pelo Luis Roberto, pelo Jean e pelo Jonathan, no final.

Heroico, o encontro teve como principal objetivo exemplificar, à sombra do santuário, o “Fazer o ordinário, extraordinariamente”, para que todos ali presentes construíssem no mais fundo de suas almas um berço de santidade, para ser usado na temível correnteza que o mundo velho é.

Porém, além de tudo isso, devemos parabenizar nossa Querida Rainha da Renovação Heróica (RRH) que desde a sua coroação em 2009, tem frutificado graciosamente todo o ramo. Mas este é só o começo. Com certeza nossa Mater ainda tem muito a nos oferecer, pois o fogo heroico do JUMAS não se apaga nem mesmo como o gelado vento de uma noite de outono…

João Batista de Oliveira

            

 

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.