Nos dias 15 e 16 de outubro ocorreu o já tradicional acampamento sub-regional dos pioneiros de Schoenstatt das cidades de Atibaia, Campinas, Caieiras, Jaraguá, Mairiporã e Vila Mariana.

No sábado, dia 15 os pioneiros se reuniram na Escola Educador Paulo Freire no bairro da Usina em Atibaia e logo que chegaram, montaram o santuário acampamento. Ali ouviram o lema do Acampio: “Na misericórdia do Pai, rosto de Kentenich” e puderam refletir sobre a misericórdia que recebemos e como transmiti-la.

Em seguida os meninos tiveram uma palestra com o Sr. Sidônio, membro da União das Famílias de Campinas e coronel do exército. Fardado, com o rosto pintado e mostrando equipamentos que os soldados usam, ele contou e mostrou como é a vida e o dia a dia de um soldado com relatos e exemplos da vida de José Engling.

Na palestra, os meninos puderam também ver uma relíquia de guerra, um estilhaço de granada encontrado perto de onde José Engling morreu. Esta relíquia estava com a União das Famílias internacional e foi passada à União das Famílias aqui do Brasil.

Logo após a palestra do Sr. Sidônio, os meninos foram divididos em equipes e participaram da primeira parte da gincana do acampio.

No final da tarde os meninos tiveram mais um momento de formação, desta vez com um membro da primeira geração do Jumas Atibaia, Danianderson. Biólogo experiente, ele falou sobre sua profissão, sobre sua participação no Jumas e como os pioneiros podem viver a 9ª lei: o Pioneiro ama e cuida da natureza. Além disso, ele guiou os meninos por uma trilha em um parque florestal próximo ao local do acampio e na beira de uma represa, onde os meninos puderam ter um grande contato com a natureza e apanhar lenha seca para a montagem da fogueira.

À noite após o jantar em volta da fogueira foi realizada a prova de fogo, onde os pioneiros puderam testar sua coragem e confiança na MTA e responder à Tribuna de Honra.

No domingo na parte da manhã o Pe. Alexandre conversou com os pioneiros sobre misericórdia e em seguida continuaram a gincana, com um elaborado caça ao tesouro e uma acirrada disputa de futebol.

A tarde houve a missa de encerramento com a participação dos pais dos pioneiros e a entrega das conquistas das cidades: Atibaia conquistou a camiseta e o lenço dos pioneiros, Jaraguá a camiseta dos pioneiros, Caieiras conquistou a camiseta dos pioneiros, Vila Mariana conquistou mais uma camiseta e Campinas o anel.

O Acampio terminou com o tradicional hino de Franz Reinich que impulsionou a todos a continuarem na busca por serem homens novos e abrir caminho a um mundo novo.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

Sobre o Autor