No último final de semana (22 e 23 de agosto) a Juventude Masculina do Jaraguá partiu rumo à Chácara “4 Gis”, em Vargem Grande Paulista, para seu Acampamento de Ramo anual. Longe da nossa conturbada rotina paulistana, procuramos nos desconectar de todas as preocupações e ocupações diárias para nos doarmos inteiramente às atividades propostas pelo encontro.

O tema do acampamento entrou em consonância com as fortes correntes de vida que a família de Schoenstatt brasileira tem vivenciado nestes tempos: Vinculação ao Pai Fundador. Foi incumbido desse mesmo espírito que o JUMAS Jaraguá escolheu como tema o trecho bíblico de (JO 14) para nortear as reflexões e decisões do final de semana: “Quem me vê, vê o Pai”.
Logo nos primeiros momentos de retrospectiva, pudemos experimentar as graças que a Mãe de Deus nos presenteou desde o último acampamento de Ramo em 2014 (momento, também, da reinauguração da casa do JUMAS – Pe. Máximo Trevisan – no Regional Sudeste) até o presente momento. Celebração do Centenário da Aliança, reinauguração da Casa Pe. Máximo Trevisan, Confecção e conquista do quadro da Rainha do JUMAS Jaraguá, Passagem de pioneiros para os Aliados, Aliança de Amor de dois grupos da juventude e a formação de um grupo de círculo da Aliança foram algumas de muitas dádivas que Deus nos presenteou: Nada sem Vós, Nada sem Nós!

O encontro contou com a presença de 30 de nossos jovens que, juntos, planejaram e sonharam o JUMAS que queriam ter para o próximo ano. As reflexões foram dirigidas por 3 perguntas fundamentais: Quais foram os pontos fortes do ano de 2014/15 do JUMAS? Quais pontos queremos melhorar? Quais deverão ser nossas prioridades? As respostas destes questionamentos nos ajudaram a elaborar a ata motriz para projeção das próximas atividades da juventude.

Além das fortes vozes da vida que, especialmente neste ano nos vinculam mais fortemente ao Pai, vozes do tempo nos reservaram, também, uma grande surpresa! Há 3 anos a Cruz da Unidade do Santuário Sião Jaraguá fora roubada e, desde então, toda a família de schoenstatt tem se empenhado por sua reconquista. Neste ano de 2015, por conta de diversos fatores, foi possível reiniciar a conquista material de nossa nova Cruz. As peças foram elaboradas em lugares diferentes, por pessoas diferentes e em momentos diferentes, mas a providência quis reservar o dia 22/08 (dia do início do nosso Acampamento) como data para a introdução da resina vermelha ao fundo da cruz, cor esta que nos recorda a ação Inflamadora do Espírito Santo e também o sangue de Jesus derramado na Cruz. Foi justamente este símbolo que inspirou a Juventude Masculina do Jaraguá, exatamente na mesma chácara (“4 giz”) durante o acampamento de Ramo de 2013, a escolher o vermelho como cor da camiseta de nossa juventude. Hoje, dois anos mais tarde, com a mão no pulso do tempo e o coração no ouvido de Deus entendemos que o Pai nos convida a filialidade plena, como o próprio Cristo fez na Cruz, doando toda sua vida para cumprir a vontade do Pai. Só assim, conscientemente, honraremos a escolha de nossa camiseta e poderemos dizer que quem nos vê, de fato vê o Pai.

Na confiança de que o espírito santo sopra seu espírito sobre nós, já de volta à sombra do Santuário “Cor Unum in Corde Patris” (Unidade dos Corações no Coração do Pai) o Ramo reelegeu Lucas Botassio como Líder do JUMAS e Rafael Santos, como Vice Líder para, juntos, ajudarem a conduzir todas essas decisões do encontro e as demais atividades da juventude. O JUMAS Jaraguá agradece o sim de cada um dos líderes, depositando sua confiança e orações em vocês para que possam fazer um excelente ano servindo o JUMAS e sendo instrumentos da Mãe de Deus para nós.

“Quem nos Vê, Vê o Pai”

“VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR!”

 

 

 

Confira fotos do acampamento:

 

                    

Por:

Davi Vilarinho de Oliveira

 

Sobre o Autor