Nos últimos três finais de semana (06, 13 e 21/05), o Jumas Jaraguá realizou a sua terceira edição da Copa Monte Sião, campeonato que foi organizado pela Geração Fundadora do ramo em 1979 e foi retomado em 2016 após 37 anos.
O clima do campeonato foi marcado pela entrega dos participantes desde o início devido às dificuldades que cada time passou, principalmente na questão numérica; assim, a organização acabou decidindo que a melhor saída seria a junção de alguns times para que pudessem disputar o torneio; dessa maneira, o grupo Ver Sacrum se juntou com os Apóstolos Seguidores Vinculados por Maria (ASVM) e os Cruzados do Pai se uniram aos Apóstolos de Maria e aos Apóstolos da Aliança. O campeonato ainda contou com a participação dos Aliados da Mãe, os Aliados do Fogo Santo, os Guardiões de Santuário e o time do Crisma, que foi convidado pelos organizadores na iniciativa de abrirmos nossas portas para uma vinculação maior com os jovens da Paróquia.
A chave A, que foi composta por: ASVM/Ver Sacrum, Cruzados/Apóstolos e Crisma, ocorreu no dia 06 (sábado), onde foi apresentado ao ramo nossa nova conquista para a Casa Pe. Máximo Trevisan (Casa do Jumas), sede dos principais encontros do Jumas Sudeste e corrente de vida muito forte aos membros da Juventude do Jaraguá. Com uma perfeita goleada, uma vitória de virada e um empate, o placar ficou decidido em:
ASVM/Ver Sacrum 1 x 1 Cruzados do Pai/Apóstolos
ASVM/Ver Sacrum 13 x 0 Crisma
Cruzados do Pai/Apóstolos 5 x 1 Crisma
Com esse resultado, o time do Crisma foi eliminado, mas os rapazes deixaram a quadra cientes de que o Jumas estará sempre de portas abertas para eles.
Já no dia 13 (sábado), que teve início com uma oração pela recuperação de Ivo Perceval (membro da Geração Fundadora foi hospitalizado), foi a vez da chave B de mostrar a quê veio, e não desapontaram. Com placares apertados e jogos onde o resultado foi definido no último minuto, os 3 grupos que estão na caminhada rumo à Aliança de Amor jogaram com muita raça, e o resultado foi:
Guardiões de Santuário 4 x 2 Aliados do Fogo Santo
Aliados da Mãe 3 x 4 Aliados do Fogo Santo
Aliados da Mãe 5 x 6 Guardiões de Santuário
Assim, os Aliados da Mãe se despediram da Copa, e os outros dois times foram às finais.
Já nesse último domingo (21/05), foi a hora da tão esperada fase final, etapa qual todos os times desejaram, mas que apenas quatro conseguiram alcançar. Logo na primeira semifinal, o ASVM/Ver Sacrum mostrou que não estava para brincadeiras e mandou os Guardiões de Santuário para a disputa do 3º lugar com um confortável placar de 4 a 1.
Já os Aliados do Fogo Santo surpreenderam os veteranos Cruzados/Apóstolos com um baile por 5 a 1 e foram até a final em sua primeira participação na Copa, já que o grupo é fruto do último Encontro do Homem Novo que ocorreu em agosto do ano passado.
Na disputa pela medalha de bronze, que ficou marcada por uma disputa entre dirigidos e dirigente, os Guardiões pareciam ter a partida dominada, até que tomaram dois gols nos cinco minutos finais, sendo derrotados pelos Cruzados/Apóstolos por 4 a 3.
E na aclamada grande final, tivemos o jogo do óbvio contra a grande surpresa: de um lado, o ASVM/Ver Sacrum, que era cotado como finalista desde o início, e do outro, os Aliados do Fogo Santo, que chocaram até à eles mesmo com a classificação para a final. Foi um espetáculo? Com toda a certeza! Com 6 gols e muito suor entregue até o último segundo, o ASVM/Ver Sacrum foi o campeão da 3ª edição da Copa Monte Sião pelo placar de 4 a 2.
Como de tradição no Jaraguá, tivemos também as premiações individuais, sendo elas:
Artilheiro: Thaynan Campoi (ASVM/Ver Sacrum) com 13 gols;
Melhor goleiro: Gabriel Cuba (ASVM/Ver Sacrum) que sofreu apenas 4 gols;
Melhor gol/Puskas: Gregory Oliveira (ASVM/Ver Sacrum) com uma pintura de peito de pé do meio da quadra;
Perna de vidro: Weslei Bispo (Aliados do Fogo Santo), o jogador que mais se lesionou durante a Copa.
Imitando o gesto da 1ª Copa que conquistou a Pira de José Engling e a 2ª que conquistou a Coroa para o Quadro da Mãe da Casa do Jumas, essa edição iniciou o processo da próxima conquista do Jumas Jaraguá nesse ano mariano de 2017: A Cruz da Unidade para a Casa Pe. Máximo Trevisan, voltando com as cartelas de capitais de graça coletivos, assim como fez todo o Jumas Brasil na preparação para a coroação da Peregrina Heróica no nosso último Encontro Nacional.

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web