O dia era 20 de setembro, o ano 1997. Em um bairro pobre do subúrbio de São Bernardo do Campo a Mãe de Deus inspirou alguns jovens dispostos a doar a sua vida pela ideia predileta do Pai Fundador, e assim eles fizeram. A fidelidade desde então vem guiando os passos de cada membro dessa juventude, que através da Mãe de Deus transformaram as suas vidas, e por meio do exemplo inspiram outros ao mesmo grau de entrega.
Desde aquele setembro de 1997, onde alguns jovens da crisma se reuniram e tomaram a heroica decisão de fundar oficialmente o JUMAS SBC, muitas coisas aconteceram. Atualmente a juventude conta com 70 membros, intercalando a nova e velha geração, destacando o mais novo “grupo 27”, fundado no inicio desse semestre.
A oração se tornou a força motriz de cada grupo, e principalmente de cada membro, sem oração certamente está juventude não seria o que é hoje. Esse ponto fica nítido em cada reunião dos grupos, em atividades e principalmente nos membros que seguiram suas vocações, matrimoniais ou sacerdotais. A oração principalmente os move a cada dia a buscar soluções para os tempos atuais, e no dia 20 de setembro levou-os a rezarem especialmente pelo futuro da juventude na cidade.
O rico passado do JUMAS SBC formou uma geração prospera e promissora, que com pulso firme vem lutando pelos que estão por vir. E especialmente no ultimo sábado, 23, a juventude se reuniu na paróquia onde tudo começou para uma missa em ação de graças, agradecendo pelo que já passou e o que está por vir. Velhas e novas gerações marcaram presença.
Ali naquele lugar, uma pequena igreja do subúrbio de SBC, as lembranças vieram à mente de todos. Alguns se lembraram de suas experiências vividas na juventude e a busca por sua vocação – por exemplo, o Padre Ailton, que teve a honra de presidir a missa nesse momento tão especial da juventude de onde saiu – e outros se emocionaram ao se recordar de apenas historias e momentos que ali passaram. Talvez uma entrega a mais na unidade de pioneiros, ou finais de semana que deixavam de estar com a família para estar à disposição do futuro, o mais importante foi ver que isso deu e ainda dá frutos.
Após as palavras do Padre Ailton na homilia o clima era de extrema nostalgia e emoção. No meio da multidão estava lado a lado, velha e nova geração, curiosamente os dois se chamavam Pedro, um dirigente e o outro dirigido. A emoção estava presente na face de cada um e se fez concreta com as lagrimas que caiam de seus olhos. Ali, naquele momento a Mãe de Deus quis dizer não só para o JUMAS SBC, mas para toda a juventude do Brasil : Filhos, vale a pena!.
A mim que faço parte disso, só me resta à gratidão.

Texto: Rodrigo Bussula
Fotos: Fábio Alves
ECOM JUMAS SBC

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web