Nesse fim de semana do dia 20/06/2015, comemoramos o nosso segundo aniversário. Preparamos uma verdadeira festa com muita oração e alegria pra esse momento, e como sabemos que somos ainda um ramo novo e pouco conhecido, aqui vai um histórico pra vocês.


O segredo de todo ramo forte, é uma base forte. Em São Sebastião da Amoreira, não foi diferente. Uma convivência de mais de 10 anos entre amigos verdadeiros fez com que essa história fosse possível.

O primeiro contato com o Jumas, aconteceu em 2010, quando três dos integrantes de hoje participaram de sua primeira Caminhada do Homem Novo, que é uma tradição do nosso regional. Esses personagens foram: Heitor Cinel, Eduardo Casaçola e Gabriel Moreira. A reação dos três num primeiro contato com tamanha vinculação foi espantosa. Era estranho ver tantos rapazes numa conexão tão forte.

A Caminhada chegou ao fim, porém, o que foi vivido ali não foi perdido. Mais tarde, na virada do ano de 2012 para 2013, foi proposto por Odelavio Casaçola, um grande entusiasta do movimento, que ali, a partir daquela roda de amigos onde estavam, Lucas Braga, Bruno Bonardi, Heitor Cinel, Luiz Gustavo, Gabriel Moreira e Eduardo Casaçola, fosse criado o Jumas Amoreira.

A proposta foi aceita

Eis que naquele ano de 2013 ocorriam as Missões Cristo Tabor pela primeira vez, justamente em São Sebastião da Amoreira. A notícia se espalha rápido e chega aos ouvidos do Pe. Afonso, assessor geral do Regional Paraná que põe aqueles garotos frente a frente a quem teria aceitado de prontidão ser seus dirigentes honorários, Higor e Humberto, ambos de Ibiporã. Na missa de encerramento das Missões, são todos apresentados á comunidade como o mais novo Ramo do Jumas Brasil. Os projetos e as reuniões se iniciam.

Inflamados, os jovens participam novamente da Caminhada do Homem Novo daquele ano, e realizam a primeira Noite Jovem, que levou um pouco de Cristo para os outros jovens de São Sebastião da Amoreira. O Fogo foi tão grande que nasceu a ideia naquele 2013 de ir à JMJ no Rio de Janeiro. Nesse tempo, são muitos e muitos jovens integrantes.

Porém, antes de ir ao Rio como JUMAS, era necessário ser JUMAS. Portanto se realiza a fundação um mês antes da JMJ, e lá se escolhe Lucas Braga como primeiro Líder do Ramo, e seguem todos aqueles jovens, cheios do Fogo do Espírito Santo para o Rio de Janeiro.

A vinculação é muito forte, e as experiências cheias de vida. Foi dada a missão de levar ao Rio de Janeiro todas as preces da comunidade da Paróquia de São Sebastião, colhidas durante todo o tempo de preparação pra essa viagem. Em um primeiro momento a intenção era entregar nas mão do Santo Padre, mas, mesmo com o apoio dos seguranças que estavam ali, não foi possível entregar.

Mas o fogo ainda era intenso, e pelo fogo, as intenções foram queimadas sob a benção do Pe. Lima, que acompanhava naquela viagem.

Esses jovens retornam à pequena São Sebastião da Amoreira como Heróis, toda a comunidade de São Sebastião da Amoreira os saúda, esperando que traga vida à toda comunidade. O mínimo que poderia ser feito, era auxiliar a Paróquia em tudo que fosse necessário, a partir de então, o Jumas Amoreira se transforma em um setor atuante da paróquia e tem toda a confiança do Pe. Lima pra atuar.

No início do ano de 2014, aconteceriam as MCT novamente em São Sebastião de Amoreira, e não era possível desperdiçar a chance de missionar a própria cidade, portanto participam: Heitor Cinel, Julio Cézar, Lucas Braga, Eduardo Casaçola, Bruno Bonardi e Luiz Gustavo. É  algo único, a experiência de entrar na casa de alguém e ser tratado não como uma visita, mas sim como se fosse alguém que vivia ali. Fica evidente no rosto de cada cidadão amoreirense o orgulho que se tem desses jovens.

Antes da participação na Caminhada do Homem Novo de 2014, se realiza a II Noite Jovem, aberta à comunidade, e se trata de um evento que mexe muito mais com o espírito dos jovens que vivem ali. Novamente com músicas, vivência, testemunhos, e no fim, de forma surpreendente, temos também a presença do próprio Cristo.

Então partem oito jovens amoreirenses em direção á Caminhada do Homem Novo, Heitor, Eduardo, Julio Cézar, Luiz Otávio, Luiz Gustavo, Gabriel Moreira, Bruno e Lucas. O Jumas Amoreira participa e marca presença em peso.

Mas a semana pascal não fica marcada apenas pela participação na caminhada, aí começa a surgir algo que é muito forte nesse ramo, a importância dada às ações voltadas pra comunidade. Se realiza então, a primeira campanha da Páscoa Solidária, onde se arrecadam chocolates e guloseimas e se distribui às crianças do bairro mais carente de São Sebastião da Amoreira, o Jardim Alvorada.

Logo depois vem o Fórum 2014, em Itaara-RS, foram enviados cinco representantes da juventude amoreirense: Lucas, Heitor, Eduardo, Luiz Gustavo e Bruno para esse evento. É a primeira aparição do Jumas Amoreira, frente á todo Jumas Brasil.

Logo depois do retorno dessa longa viagem, se realiza o Segundo Encontro do Homem novo, aberto à todos os jovens rapazes da comunidade, com o intuito de gerar vida e abrir novos grupos de aliados. Porém os grupos aumentam com o andar do tempo e mais e mais jovens vão fazendo parte desses grupos, sendo que, mais tarde, vão ser firmados dois novos grupos de aliados.

No Natal, o Jumas Amoreira mostra novamente sua cara com a Campanha do Natal Solidário, onde são arrecadados reformados e distribuídos às crianças mais carentes. Sendo dado em troca, a preciosidade de um sorriso infantil, que sem dúvida alguma é marca da presença de Deus.

O ano de 2015 se inicia com as MCT dessa vez em Uraí, o Jumas Amoreira novamente marca presença, fazendo parte da organização da noite jovem e tendo Heitor e Luiz Gustavo como missionários.

Se realiza então, o primeiro Encontro do Ramo, e nessa ocasião, Lucas Braga passa a liderança para Heitor Cinel. também se define o Líder dos Pioneiros, Eduardo Casaçola.

Exatamente uma semana após o Encontro do Ramo, no dia 08/03/2015 , finalmente é selada a Aliança de Amor do Grupo Fundador, composto por: Eduardo Casaçola, Heitor Cinel, Lucas Braga, Luiz Otávio, Wagner Willians, Luiz Miguel, Luan Gaspar, Julio Cézar, Luiz Gustavo, Bruno Bonardi e Gabriel Moreira. A partir daí fica mais firme, a base do Jumas Amoreira.

Na Semana Pascal que se aproxima, novamente o Jumas Amoreira marca presença na Caminhada do Homem Novo, sem se esquecer da Campanha da Páscoa Solidária, que se repete.

Agora com a Unidade de Pioneiros pronta pra agir, se realiza o primeiro Acampamento de São Sebastião da Amoreira, que recebe mais de 60 crianças, onde se torna possível que fossem feitas as primeiras reuniões.

Após o tradicional “Mãe Feliz Dia”, o Jumas Amoreira novamente mostra sua cara pra todo o Brasil, participando do Fórum Nacional, desta vez em Brasília.

Tudo isso faz parte da história que é relembrada e guardada com carinho no dia de hoje…Aqnjw7qHvK1afoyxX1LLoemj3YMAXc6B8qMEl5REoVrF


 

Hoje comemoramos nosso segundo aniversário, a partir do Primeiro Encontro do Homem Novo, queremos deixar o recado de que o Jumas Amoreira é vivo, é firme, e o fato de São Sebastião da Amoreira ser pequena, queremos ser protagonistas e servir de exemplo para muitos jovens que ainda não encontraram Deus e que sabemos que vivem debaixo de nossos olhos nesta cidade. Aqui também fica um agradecimento ao Pe. Afonso, nosso assessor que sempre mostrou confiança no nosso ramo, ao Humberto e ao Higor, que nos auxiliaram nos primeiros passos, ao Pe. Lima, que sempre contou conosco, e claro, ao Odelavio que plantou a semente desse movimento no coração de cada jovem que hoje atua.

Nossos Agradecimentos mais sinceros, que Deus abençoe a Cada um que leu essa matéria.

Contem com a força do Jumas Amoreira, afinal estamos Vinculados por Maria!

 

Sobre o Autor