Confira o texto explicativo abaixo:

Em 18 de outubro de 2014, o Movimento de Schoenstatt completa 100 anos de fundação. Nos últimos tempos, a família de Schoenstatt do mundo inteiro tem falado da preparação para o centenário da Aliança de Amor. A Conferência 2014, realizada em 2009, nos ajudou a definir elementos comuns que a família quer viver nesse contexto, e também os primeiros objetivos para os próximos anos.

Em 2014, também se completam 100 anos da fundação da Juventude Masculina de Schoenstatt. Os jovens congregados selaram sua Aliança de Amor junto ao Pai Fundador, e entregaram suas vidas por isso. Assim, surge a pergunta: “Como o Jumas deve chegar a 2014?”. Em novembro de 2008, esse questionamento reuniu líderes e assessores da América em Buenos Aires. Nesse encontro, definiu-se que o Jumas não quer se um observador dos acontecimentos, mas sim ser protagonista de 2014, do mesmo modo como foram os primeiros congregados. Sem jovens, não haverá mais do que celebrações em 2014 e, portanto, decidiu-se que o Jumas deve começar um novo caminho chamado Cruzada 2014. Existe um anseio por formar uma grande rede internacional do Jumas para pensar no centenário. Também foi concluído que o grande elemento definidor da Juventude Masculina é o ser missionário. Por isso, o objetivo principal da Cruzada 2014 é formar uma nova Geração Missionária.

Em 31 de maio de 2009, iniciamos a Cruzada 2014. Muitos países da América se uniram ao sonho de formar uma nova Geração Missionária. No fim do mesmo ano, foi necessário um novo encontro de líderes e assessores, desta vez em São Paulo. A surpresa foi que Portugal e Espanha se uniram à jornada e à Cruzada 2014. Nesse encontro, o que havia sido discernido em Buenos Aires continuou sendo discutido, bem como a vidas dos ramos do Jumas nos diferentes países. Nessa jornada, foram definidos quatro elementos que enriquecem a Cruzada 2014:

  1. Ser protagonistas de 2014 e dos próximos 100 anos de nosso movimento. Tal protagonismo está a serviço da Família.
  2. Alcançar uma verdadeira Unidade Internacional como Juventude Masculina. Para tanto, queremos criar um conselho de coordenação internacional.
  3. Viver uma verdadeira Cultura de Aliança para responder ao nosso tempo. Com isto, nos unimos à corrente que a Família definiu na Conferência 2014.
  4. O fogo como elemento característico de nossa Juventude Masculina. Com isso, fica claro que a Geração Missionária está marcada pelo fogo.

Assim, a Cruzada 2014 é o caminho que como Juventude Masculina queremos percorrer. Unidos na Aliança e assumindo o legado, queremos presentear Schoenstatt e a Igreja com uma nova Geração Missionária.