O que significa para nós schoenstatianos o gesto do Pe. Kentenich no dia 31 de maio de 1949?

Significou, de maneira bem resumida, o modo de pensar orgânico prevalecendo sobre o modo de pensar mecanicista.

E o que isto quer dizer?

Podemos entender como uma forma de colocar em prática a figura do Homem Novo. Este pensa de maneira orgânica, ou seja, age conforme suas convicções interiores, com princípios autênticos e coerentes, guiado por Maria e vinculado a Deus Pai.

Diferentemente, age aquele que pensa de maneira mecanicista, podendo-se caracterizar assim o Homem Massa, aquele que age conforme os outros, pois não possui autenticidade, não possui vínculos com Deus e com os homens, age de maneira mecânica.

Hoje em dia se pensarmos um pouco, é possível perceber que é muito fácil agir de maneira mecanicista, pois o próprio mundo atual, com a sua globalização, nos induz a isto, e se não nos cuidamos, quando nos damos conta estamos sendo como máquinas, agindo de maneira mecânica.

Isto pode acontecer no nosso trabalho, escola, família, grupos e em diversas situações. Por exemplo, o fato de dizer bom dia, uma simples atitude que provavelmente repetimos todos os dias, mas reflitamos: Fazemos isto de maneira orgânica ou mecânica?

Quando entramos em um ambiente dizemos um bom dia geral ou olhamos nos olhos da pessoa e dizemos: Bom dia “fulano”, como você está hoje?

Acredito que a grande maioria de nós diz um bom dia geral.

Pois é, assim estamos agindo de modo mecanicista, não estamos atuando de modo a vincular-nos com as outras pessoas, estamos sendo coletivistas. E assim por diante em inúmeras outras situações. Ótimo momento para trabalharmos nossa auto-educação e mudar isto.

Este é um exemplo simples mas que com certeza reflete um pouquinho do que o Pai Fundador deixou para nós com o documento do 31 de maio e o que ele espera que nós façamos.

Você aceita este desafio?

Daniel Brustolin Ludwig