“Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós! […] Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.” (Mc. 14; 22-24)

Aos nossos olhos tão humanos, é impossível admirar e reconhecer tão grande mistério, porém nossa fé nos revela: Na hóstia consagrada esta o verdadeiro Cristo ressuscitado. Este mistério é provado por tantos milagres, graças e conversões… Porém não é somente isso…

A palavra de Deus, cuja Igreja dá maior ênfase neste mês de Setembro, nos retrata que o próprio Cristo se pronuncia como o pão que dá a vida, e como o pão que desceu do céu: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E O PÃO QUE EU EI DE DAR, É A MINHA CARNE PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO.” (João 6; 47-51)

Percebe-se neste pronunciamento de Cristo, rei e mestre da verdade, que portanto não mente, que Ele é pão contido em todos os sacrários e tabernáculos do mundo. Cristo promete nas sagradas escrituras: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos…”, e a pergunta logo se vem: De que maneira? A resposta: Através da Eucaristia.

Porém, ao mesmo tempo em que é tão misterioso,e tão magnífico este augusto Sacramento, é um sacramento de seriedade… Muitas pessoas quando o tomam, comem e bebem de sua própria condenação, pois comem e bebem sem antes receber o perdão de DEUS através de um sacerdote, por talvez conter pecados e/ou faltas graves, ou até mesmo por não acreditar em tal graça de DEUS. Outras pessoas, por exemplo, recebem o corpo santo do Senhor, como um simples pedaço de pão e acreditam que o mesmo apenas REPRESENTA o corpo de Cristo…

E qual a resposta de Deus para quem pensa dessa forma? Pode-se verificar no início deste texto: “…isto É o meu corpo… isto É o meu sangue…”.

Além disso, Deus vem alertar a cada um que recebe o corpo de seu Filho indignamente, através de São Paulo que fala a Corinto: “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.” (I Coríntios 11; 27)

Faz-se necessário examinar o coração para pensar em seguida: Sou digno de receber o corpo Santo do Senhor?

Não podemos nos esquecer de mencionar também que este santo Sacramento existe apenas na nossa Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica, pois a outras “igrejas” não acredita-se que seja o verdadeiro Senhor, e sim acredita-se numa representação.

Somos agraciados pelo Deus de amor, porque escolheu para nós o berço e a vida católica, onde podemos desfrutar de tal grande graça e dom de amor… E neste pensar, devemos também nos deixar guiar pelas palavras do Santo Padre, Bento XVI: “Sede discípulo e missionário de Jesus Cristo”, e levar a cada um de nossos irmãos que desconhecem esta realidade, “um testemunho de amor, de doação pessoal e de serviço a Deus e ao próximo”(Sto. Afonso Maria de Ligório), mostrando a cada um a transformação que o Cristo Eucarístico realiza em nós!

Por isso também que devemos reconhecer, valorizar e amar a Santa Missa… É na santa Missa que o pão e o vinho se transformam, respectivamente, no corpo e sangue do Senhor! É na santa missa que se realiza a renovação do Sacrifício que aconteceu no monte calvário, e também que se deu na páscoa. É na Santa Missa que é renovado sobre o altar, a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deve-se reconhecer um amor grandioso para com a Eucaristia, tendo por exemplo a vida de nosso fundador, Pe.José Kentenich. Sem a Eucaristia, talvez hoje, Schoenstatt não existiria… Sem a adoração Eucarística, talvez Schoenstatt não teria prosperado.

A eucaristia é e deve sempre ser o centro de toda vida, família e movimento cristão.

Devemos amar, venerar e adorar tão grande mistério, contidos no pão e no vinho, que é o alimento para nossa santificação.

“Senhor Jesus Cristo, o vosso corpo e o vosso sangue que vou receber não se torne para mim, causa de juízo e condenação, mas por vossa bondade, sejam sustento e remédio para minha vida.”(Frase da Santa Missa).

Adoremos a cada dia e a cada instante o Santíssimo Sacramento do Altar…

“Um verdadeiro adorador, jamais volta atrás.”(Toca de Assis).

“Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o PAI em espírito e verdade, e são esses adoradores que o PAI procura.” (João 4; 23)