Fico muito contente em poder voltar escrever a todos, e agora em um caráter mais sério, assumindo realmente a missão de mostrar a Juventude que irá mostrar ao mundo o movimento de Schoenstatt e seu carisma baseado no amor e na vinculação ao Santuário, a Maria e ao Fundador…

Dirigentes em Dependência do Padre Ketenich

Um bom dirigente em Schoenstatt, ou de qualquer comunidade cristã, deve conhecer seu fundador… Deve conhecê-lo com os olhos do coração e com os olhos da fé: interior e pessoalmente;

Mas como nós jovens podemos conhecer pessoalmente o Padre Kentenich??? Pessoalmente no sentido de amá-lo e viver como ele… Conhecer como ele era, desde interiormente (espiritual) quanto pessoalmente (homem)… Seu modo de viver, seu modo de ser, o simples andar até o grande falar de Schoenstatt…

Entrar em contato vivo com o Pai-Fundador, partilhando com ele nossas preocupações, oferecendo-lhe alguns “presentes”.

Conhecê-lo do melhor modo possível… Ler sobre ele, pois tantas são suas biografias, e a partir o conhecê-lo, amá-lo como nosso Pai Fundador e confiar em sua intercessão, afinal, ele tem “poder” junto de DEUS e a MTA para pedir as graças que necessitamos, para realizar nossa tarefa de dirigentes.

Resultados de uma relação com nosso pai-fundador

-Enriquecimento Pessoal: todo vínculo pessoal enriquece… Através do vínculo, herdamos pelo menos algo da pessoa com qual convivemos.

-Grande Conhecimento de Schoenstatt: Schoenstatt é o Padre Kentenich, é sua vida num amplo “grau”.

-Alívio de nossa carga: Jesus em diversas de suas aparições tantos nas condições do Sagrado Coração de Jesus, como na imagem da Divina Misericórdia, faz o rosto das “videntes” repousarem sobre seu peito, e no lado bíblico, ele diz: “Vinde a mim vós que estais cansados e agoniados.” Assim podemos aplicar ao padre Kentenich, mas num grau relativamente menor, podemos descansar nele…

-O padre Kentenich é uma fonte de graças: aplicando-se que Schoenstatt é uma expansão da vida do padre Kentenich, podemos dizer que como o Santuário é fonte de graças, também é o padre Kentenich… Deus nos dá graças especiais através do Padre Kentenich, usa dele para ajudar em nossos grupos.

“O dirigente Schoenstattiano conduz conforme o estilo do Fundador em alguns traços fundamentais em sua maneira de agir e de educar.”

Também podemos espelhar-nos no fundador da JUVENTUDE MASCULINA…

José Engling

Uma das principais ações que nele podemos espelhar-nos, é amar e dar a vida por Schoenstatt, como dirigentes. Como podemos incentivar os membros de nosso grupo a amarem a ponto de dar a vida por Schoenstatt??? Doando-nos por inteiro.

Como o Padre Kentenich, devemos:

-Dirigir guiados pela Fé Prática na Divina Providência: Dependermos de DEUS no desempenho de nossa tarefa como dirigentes;

-Despertar a Solidariedade de Destinos: Somos construtores de comunidade?Onde cremos que esta nossa principal tarefa em relação ao grupo?

-Ser dirigentes Conscientes da Missão: Desenvolver uma forte consciência de missão e responsabilidade histórica por Schoenstatt, concentrando nossas forças e entrega.

-Coordenar em Aliança com a MTA no Santuário O Padre Kentenich trabalhou em Aliança de Amor com Maria no Santuário. “Tudo devo a Ela.” Tudo devemos fazer com ela, por ela e para ela. Mesmo não tendo santuário, visitar pelo menos alguma vez um santuário próximo e amá-lo… Nunca esquecer dos 3 pontos de contato: a Mãe de Deus, o Fundador e o Santuário.

-Assumir a Cruz: Se quisermos se genuínos apóstolos de Schoenstatt em nossa tarefa como dirigentes, sabemos que isso não será possível sem a cruz e sem as dores… Não devemos desanimar pelo simples fato de sermos provados…

Que o Padre Kentenich sempre possa interceder por nós e por nossa pequena comunidade (o grupo).Amém

“Mãe (e também podemos colocar Padre Kentenich, já que ele escreveu esta oração) com tua atitude fiel e maternal, implora por nossa pequena comunidade que seja sempre a alma da obra de Schoenstatt e lhe consagremos todas as nossas energias…” (Rumo ao Céu 518).

Pretendo numa das próximas colunas, falar sobre o ato de assumir a CRUZ…