A vida é feita de ciclos, fazendo alusão à uma bela obra de Paulo Coelho: Encerrando Ciclos. Então necessita, neste fim de ciclo chamado 2010 e início do 2011, que se reflita: Como eu, integrante da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil, consegui viver o Ideal Nacional: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”, neste ciclo passado???

Esta reflexão não serve apenas para a teoria, tem sim a função de nos levar a raciocinar e a finalidade de administrar nossos atos futuros. Que eu leia novamente nossa Carta Magna (Ideal Nacional na forma longa), que com tanto afinco e dedicação escrevemos em São Paulo naquele Fórum, e perceba onde eu preciso dar mais atenção e viver de forma mais concreta neste ano que se inicia!. É na vinculação? É no compromisso com a minha Aliança de Amor? É no viver o Tabor? É no Puer et Pater? É na vivência de homem novo? Ou, enfim, o Fogo Heroico não está tão aceso em mim?

Pecamos sim! Falhamos. Mas que tenhamos a sede de conversão! Que busquemos neste ciclo que iniciamos dar tudo que temos e podemos, como diz o trecho da canção: Gota a gota mi sangre te entrego día a día vivir su misión. Hazme una antorcha que arda por Cristo, incendiar el corazón, ser hogar”.

O Ideal foi por muito tempo pensado, analisado, muitos capitais de graças, esforços, viagens e corações pulsando juntos para que se chegasse à sua formulação. Basta agora realmente abraçarmos essa nossa Missão JUMAS – Brasil, e pô-la em prática, fazendo com que ele não seja em vão. Louvemos ao Senhor Deus com nossa vida, cotidiano e testemunho! Atraiamos mais corações juvenis ao colo da Mãe Rainha para os eduque e transforme!

Que o Senhor da Justiça e Misericórdia preencha nosso novo ano de graças abundantes, Amém.

Henrique Soares – Jumas Itambaracá-PR.